nOSSA HISTÓRIA
A Boogie Week começou a ser idealizada em 2016, após um mapeamento global dos principais festivais de cultura negra, que incluiu países como a África do Sul, Estados Unidos e América Latina. A análise foi além da curadoria artística, focando também na estrutura técnica e na experiência do público, sempre com a intenção de garantir que as pessoas negras também se sintam respeitadas e celebradas. "Eu quero que as pessoas se sintam felizes por serem quem são. Essa é a base da Boogie Week", afirma Eliane Dias, uma das responsáveis pelo festival.
A necessidade de criar espaços seguros foi um dos principais motivos para a criação do que começou como um festival de música. Mas não foi o suficiente. Assim, o evento se expandiu para algo que traduz a excelência e multiplicidade da cultura preta: a Semana de Cultura Preta - Boogie Week.
Hoje, em sua quarta edição, a Boogie Week cresce e trabalha para ser um espaço de construção de futuros, com iniciativas como o Boogie Empreende – um programa de formação para empreendedores que expõem na Feira – e o Summit: Caminhos Possíveis, que conecta jovens estudantes a figuras admiradas na sociedade. Com talks, espaços de acolhimento e uma programação que inclui atividades infantis, o festival é uma construção coletiva e comprometida com o futuro da nossa gente.
SOBRE - ELIANE DIAS
Eliane Dias é advogada, empresária e uma voz potente no movimento negro brasileiro. Criadora da Boogie Week, ela transforma o evento em um espaço de celebração e resistência da cultura preta, conectando artistas, empreendedores e líderes que carregam a força da nossa ancestralidade.
Empresária dos Racionais MC’s e da Duquesa, Eliane entende que seu papel vai muito além dos negócios — é sobre abrir portas e fortalecer o corre de quem caminha junto. Com humildade e propósito, ela segue inspirando e lutando por justiça social, igualdade e o empoderamento da comunidade negra, sempre firme na missão de elevar a nossa cultura.
Fora do mundo dos negócios, Eliane é mãe apaixonada da Domênica e do Jorge, mulher de axé, palestrante e amante de viagens. Uma mulher que equilibra sua trajetória de sucesso com a leveza de quem vive o presente e inspira quem está ao seu redor.
MISSÃO
Contribuir para o fortalecimento da visão da comunidade negra sobre si e seus pares através de ações que incentivam as artes, comunicações e produções intelectuais, assim como promover o questionamento do atual papel a qual são atribuídas às pessoas negras na sociedade e gerar novas oportunidades, conexões e oportunidades.
VISÃO
Vivenciar e produzir culturas e saberes para além das dores, estereótipos raciais e dificuldades historicamente atribuídas a pessoas negras.
VALORES
Tudo em nós é cultura, inclusive a nossa existência. Mas essa existência pode ser aprimorada com respeito, remuneração justa e credibilidade e é por isso que trabalhamos: que nossos corpos, nosso trabalho, intelectualidade e tempo de lazer sejam priorizados.